SEMINÁRIO DE EVANGELISMO E DISCIPULADO

terça-feira, 16 de agosto de 2011

DOENÇAS DA ALMA - TEM CURA?


Por incontáveis vezes nós ja nos sentimos inúteis, sem pestígio ou izolados das pessoas. Hoje gostaria de tratar de um assunto que tem levado multidões de pessoas ao túmulo, muitos de nós temos medo das deficiencias físicas, de canceres e inumeráveis doenças que afetem nossos membros, nossa boa imagem, nosso ego, contudo existem incontáveis doenças ocultas que não afetam uma só célula na sua atividade funcional, no entanto é campeã em motivos de mortes no mundo todo. As doenças da Alama.
A depressão, a anorexia, bulimia,  insônia, stress, esquizofrenia, ansiedades, nervosismos, síndromes, medos, confusão mental e sexual, convulsões, traumas, déficit de atenção, hiperatividade, distúrbios, timidez, neuroses obsessivasa cólera. Entre muitas outras que poderiam ser citadas e que  são doenças deploráveis, que são causadas por disturbios psicológicos e que por sua vez revelam  sintomas de uma  alma abatida e que está garndemente enferma, uma vez que a alma é o centro das emoções.
Jesus Cristo nos conhece por dentro e por fora, (hb. 4,12) sabe de todas as nossas inquietudes, sabe das nossas frustrações, e se preocupa conosco, (Sl 139). Ele cura o corpo e também a alma, pois essa verdade é revelada em (MT 11.28-29) Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Ora, falamos ainda pouco que a alma é o centro de nossas emoçoes, e Satanás quer que as nossas emoçoes sejam embaraçadas a ponto de sofermos angustias intensas e por fim alcançarmos a morte, sem o conhecimento de Deus e do seu grande amor, contudo Jesus preparou todas as coisas para o nosso escape. No versículos citados acima a biblia declara que Jesus faz um convite a todos os que estão cansados pelo pecado, aqueles que estão sendo destruidos e degladiados pela falta do perdão de Deus, mais saiba hoje meu querido, Jesus quer perdoar você, e não somente isto, ele quer sarar a tua alma. Ele quer que você tenha uma vida sã, uma mente liberta para adorar ao Senhor inteiramente.
 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos (Is 53.4-6) .
 Esses versículos revela a Grandeza do sacrifício vicário de Cristo na cruz, toda a nossa angústia que pesava sobre nós devido o fardo pesado do pecado, Jesus cravou na Cruz, ele tomou sobre si nossas dores, ele aniquilou as nossas enfermidades, seja no corpo, seja na alma, todas foram vencidas pelo sacrifício de Jesus Cristo na Cruz.
Antes que o homem tenha um encontro pessoal com Cristo ele vive de suas paixões (emoções) pautadas nos desejos naturais e carnais. Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. (Ef.2.2-3)
Em tanto tempo distante de Deus a mente das pessoas são altamente tentadas, as suas emoções jogadas no lixo, ainda mais nos últimos anos, onde os valores morais perderam a sua importancia, onde o homoxessualismo cresceu consideravelmente, onde o casamento se desfaz tão facilmente, a sociedade fica cada dia mais cruel, epor fim, os laços de afetividade diminuiram, as emoções perderam o seu valor.
O Salmista Davi no Salmo 23 ora a Deus pelo refrigério da alma na hora da sua aflição, e não somente isto, o salmista revela que o refrigério se dá pelo temor doSenhor. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome (Sl.23.3) Pode até parecer sem importancia tais indagações mais dados revelados pela Organização Mundial da Saúde revela quão grave é a situação.
Atualmente, mais de 450 milhões de pessoas são afetadas diretamente por transtornos mentais, a maioria delas nos países em desenvolvimento, segundo a OMS. As informações foram divulgadas durante a primeira Cúpula Global de Saúde Mental, realizada em Atenas, na Grécia.
"Os números da OMS mostram claramente que o peso da depressão (em termos de perdas para as pessoas afetadas) vai provavelmente aumentar, de modo que, em 2030, ela será sozinha a maior causa de perdas (para a população) entre todos os problemas de saúde", afirmou à BBC o médico Shekhar Saxena, do Departamento de Saúde Mental da OMS. (dados do ano de 2009)
Segundo a revista VEJA, há mais de dez anos atrás somente os Estados Unidos tinha  um gasto superior a 44 Bilhões de Dólares no tratamento da Depressão, outros dados também foram levantados como:  33% dos filhos de pais depressivos adquirem a doença, 15% das pessoas deprimidas cometem suicídio, são gastos no mundo todo mais de 7 Bilhões de Dólares com antidepressivos (VEJA 31/03/99) É uma verdadeira epidemia silenciosa.
Mediante dados tão alarmantes  poderíamos até perder as esperanças, mais o que digo a você é exatamente o contrário, pois a Nossa esperança é Jesus Cristo, e o mesmo declarou que todo Poder lhe foi dada no céu e na terra (Mt.28.18). Então meu querido, seja o teu coração dedicado a buscar ao Senhor, ele curará as tuas feridas, mudará a tua história, fará das tuas derrotas uma seqüência de vitórias, pois em Cristo somos mais que Vencedores.
É importantíssimo que as pessoas tenham uma vida sem rancor, mágoa, ira ou outro sentimento que acaba por prejudicar a mente do indivíduo, por tal motivo Deus nos ensina a meditar na Bíblia Sagrada, pois esta é a Palavra que cura, quanto mais você medita na Palavra de Deus, mais você é curado, transformado, por isso o importante conselho de Deus a Josué:Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Js.1-9). Não vos conformeis com esse mundo, mais transformaisvos pela renovação da vossa mente (Rm.12.2) A nossa mente é transformada pela palavra de Deus, o nosso coração é quebrantado, ele cura a nossa Alma.
Tome agora a sua decisão, busque a Deus e Ele fará coisas absurdas na sua vida.
Que o amor de Deus e a Paz de Jesus Sejam com Todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário