SEMINÁRIO DE EVANGELISMO E DISCIPULADO

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A ARVORE PLANTADA JUNTO AO RIBEIRO DE ÁGUAS




Salmos: 1.1-3

1:1 Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
1:2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
1:3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Existem incontáveis verdades reveladas nesse texto sagrado, onde o homem temente a Deus é comparado a uma arvore que esta junto a um rio (ribeiro de águas), pois dá o fruto na estação própria, e tudo quanto fizer será bem sucedido.Mais o que de fato pode significar tal expressão para nós?. No livro do profeta Ezequiel, esta revelado de maneira compreensível e clara. Na visão do profeta, Ez. 47,1-12 aprendemos:

O RIO: (Ez. 47,1) - O rio aqui manifestado significa Jesus Cristo, pois é a fonte das águas vivas, que jorra do trono de Deus. É Ele que nos abastece de suprimentos essenciais a vidar, mesmo quando estamos no meio no Deserto, ainda assim conseguimos suportar as má condições climáticas causadas pela falta de umidade (que são as tentações e provações), por que mesmo no deserto Ele (Jesus) se revela como um Oasis, para nos sustentar alimentados. É por Ele e por meio dEle, que os mortos tornam a ter vida, como descrito no v.9, entrando então numa Nova realidade de vida, obedecendo a Deus e servindo a cristo todos os dias de sua vida.

A ARVORE: (Ez. 14-12) A arvore somos nós, que precisamos receber de Deus o alimento para permanecermos vivos. No Cap. 15 do evangelho de João, Jesus coloca-se como a videira verdadeira, e nós os ramos, revelando que, sem ele jamais podemos dar frutos. Um fator

O FRUTO: o Fruto são as nossas obras, que fazemos em Cristo. Só podemos dar frutos quando estamos ligados diretamente nEle, pois sem o mesmo nada apodemos fazer. (JO 15,1-10). Por que fomos chamados para que demos frutos, e frutos que permaneçam. No entanto muitas pessoas encontram-se sem forças e sem vida, por falta de estarem ligados na verdadeira videira, por falta de água da fonte, por falta de pão, por falta de DEUS. É importante ressaltar que os frutos tem um tempo determinado para brotar, isso significa que as vezes temos que esperar um pouco para que as promessas se cumpram em nossas vidas. Pois há um tempo determinado para todas as coisas debaixo do céu. Seja então paciente quanto as promessas de Deus na sua vida, mais não deixe que o tempo venha lhe tirar a visão. Faça como Calebe.( JS.14)

AS FOLHAS: é interessante lembrar que os que confiam em Deus, não caem as folhas, que simboliza a beleza e vigor espiritual, mesmo na provação, permanece firme e fiel a Deus, adorando ao Senhor em todo tempo. num outro contexto as folhas simbolizam a Igreja, que serve de remédio para esse mundo podre e sem Deus.
Se você se encontra cansado e abatido, corra urgentemente para os pés de Jesus, pois Ele renovará as tuas forças como a da águia. (Sl. 103,6). Ainda que os seus pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. (Is.1,18).
Que o Amor de Deus cresça abundatemente em nossas vidas. Bom estudo!!!
Aux. Vagner Lisboa

12 comentários:

  1. Oi...Paz do Senhor...querido irmão, parabens pelo blog...e pela mensagem. poderosa.

    ResponderExcluir
  2. A paz do senhor meu irmão muito bonita sua palavra continue fazendo a obro do senhor.e tudo quanto fizer prosperará.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom irmão que DEUS te-der muitas sabedoria

    ResponderExcluir
  4. Fui muito edificada pela Palavra. Deus o Abençoe

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor,muito edificante essa mensagem,Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Aprendi bastante através destas palavras tão abençoadas

    ResponderExcluir
  7. Ótimo estudo ..fui grandemente edificada

    ResponderExcluir
  8. Deus e bom o ser humano é muito ingrato para seu mandamento.

    ResponderExcluir