SEMINÁRIO DE EVANGELISMO E DISCIPULADO

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CORPO, ALMA E ESPIRITO, ELEMENTOS DE ADORAÇÃO

CORPO, ALMA E ESPÍRITO ELEMENTOS DE ADORAÇÃO.

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7

Em sua essência o homem foi criado para adoração. Todo ser humano traz desde o vente dentro de si um ser adorador. Todas as raças, etnias, povos, civilizações, possuem características próprias de cultuar a seus deuses, sejam a seres visíveis e palpáveis, sejam a seres espirituais que representam uma figura de soberania e influencia direta na vida de determinado povo. Tal verdade é manifestada pela próprias história, pois desde os primórdios o coração do homem é inclinado para adoração. Pois poderíamos fazer o seguinte questionamento: Quem ensinou os bárbaros a adorar? Onde estavam os ensinadores dos cultos indígenas, quem realizou o primeiro culto entre Os Mais ou Astecas, contudo eram povos cujos costumes ainda hoje refletem na maneira de adoração de diversas nações. Tudo se explica por que. O ser humano é um instrumento de Adoração.
Os Capítulos iniciais do Genesis dão-nos detalhes da criação do homem e de todos os seres vivos, animais e vegetais. Quanto a Criação do Homem percebemos três aspectos organizacionais importantes.  O Corpo (E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra), a Alma (e o homem foi feito alma vivente) e o Espírito, (e soprou em suas narinas o fôlego da vida). Um só homem, três elementos, todos destinados para a Adoração a Deus. Vejamos a seguir os elementos separadamente o que a bíblia nos revela a cerca destes.
O CORPO: O corpo humano é toda a estrutura material do organismo humano. O corpo do homem é um elemento de estudo incrível, com suas reações e funções precisas  é uma forma prima de revelar a grandeza de um Deus superior, que mantém todas as coisas pelo palavra de Seu poder, pois ordenou e logo foram criadas. O corpo do físico do homem deve ser dedicado a adoração inteiramente em Adoração a Deus, pois o apóstolo Paulo ensinava aos romanos a importância de entregar-se a Deus por completo..”Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (Rm  12.1) os membros de nosso corpo deve também devem  glorificar a Deus, pois nos diz a bíblia, bendize oh minha alma ao Senhor e tudo que há em mim bendiga o seu santo nome. (Sl 103.1). É extremamente importante que o corpo do homem seja apresentado em santificação, pois  hoje é considerado o Templo do Espírito Santo de Deus. (1 Co 3.16). Uma vez que o homem é lavado de toda culpa, perdoado todos os seus pecados (mediante o sangue de Jesus) os nossos membros também glorificam a Deus pois o desejo d’Ele é que vivamos exclusivamente para o seu Louvor.
A ALMA. A palavra Alma aparece na bíblia aproximadamente 1600 vezes, e em nenhuma e em nenhum momento refere-se a uma entidade fora do corpo, ou que seja imortal, a palavra alma no texto mencionado no Gn 2.7 no original vem do hebraico (nephesh) que quer dizer vivente, logo, a alma é o resultado da união entre o corpo físico e o Sopro divino, (espírito) como vemos no diagrama a seguir os elementos utilizados por Deus na Criação do homem:
“ Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe  soprou nas narinas o fôlego de vida ( neshamah), e o homem passou a ser alma(nephesh) vivente”.
Deus formou o homem de 2 elementos básicos: o pó da terra (que é o corpo físico) e o fôlego de vida. De Acordo com o Original , esse texto seria da seguinte forma: “ Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o espírito de vida(fôlego de vida) e o homem passou a ser uma pessoa vivente. É na alma que está centralizado todos os estímulos emocionais; amor, ódio, amargura, etc., é na alma que são gerados todas as vontades, paixões, sentido decisório e sentimentos diversos manifestados pelo homem. Quando o homem pecou no jardim do Edem. (Gn 3.6-7) Toda a Natureza humana foi contaminada pelo pecado.  Na verdade a natureza humana refere-se aos desejos provenientes da alma, pois com o pecado  ficou implantado na alma humana o declínio para o pecado, pois pelo pecado, Deus havia condenado o pecado na Carne (natureza humana) (Rm 8. 3). Sendo assim o pecado produzindo a morte, (Rm.6.23) veio Jesus Cristo quebrando a sentença de Morte proveniente do pecado e dando uma nova oportunidade de vida, por que a lei do Espírito de vida me libertou da lei do Pecado e da Morte (Rm 8.2). Tal verdade é declarada por Jesus Cristo quando faz o convite a todos os homens( Mt 11.28-29).” Vinde a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei, tomais sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde coração, e encontrarei o descanso para vossas almas”. Logo, a natureza pecaminosa não é a alma, ela está ligada a alma, fazendo assim com que as pessoas tenham prazer em pecar contra Deus. Então Deus por meio de Jesus Cristo tira todo peso e fardo proveniente do pecado, o que faz com que o homem tenha prazer em servir a Deus. O Salmista Davi no salmo 23 v.3 declara: “Refrigera a Minha alma”. Davi reconhecia que o refrigério de uma alma cansada pelo pecado dependia da presença de Deus, só então esta depois de livre do pecado poderia também glorificar a Deus. Bendize oh minha Alma ao Senhor (Sl.103.1) e cantar como cantou a irmã Maria. A Minha Alma engrandece ao Senhor e meu Espírito se Alegra em Deus o meu Salvador (Lc. 1.46). Então deve o homem glorificar a Deus e amá-lo de todo seu coração (desejos da alma) e de todo seu entendimento, que pois esse é o maior de todos os seus mandamentos.
O ESPÍRTO DO HOMEM é aquele que veio diretamente de Deus, (Soprou em Suas narinas o Fôlego de vida) é por meio deste, que temos contato direto com Deus Todo poderoso, visto que Deus é Espírito, para que possamos ter um contato direto com Ele, foi provido pelo próprio criador um espírito que visse do próprio Deus, que o conhece e que necessita de Deus, e lhe  soprou nas narinas o fôlego de vida. No início o relacionamento do homem para com o seu Criador era homogênea, não havia faces obscuras, tampouco havia indiferença entre ambos, eles viviam em plena comunhão. No entanto, quando o homem peca contra Deus, o homem morre espiritualmente, conforme a palavra dita pelo próprio Deus (Gn 2.17). No momento em que pecaram Adão e Eva, o pecado fez uma separação entre o homem e Deus, (Is.59. 2). A morte a qual Deus se referia seria a morte física e Espiritual, apesar de o homem não ter morrido fisicamente no mesmo dia, acabou por morrer espiritualmente, sendo levado pelas paixões provenientes do pecado. Por causa da  incapacidade humana de retornar a Deus, Deus enviou Jesus Cristo para que desse uma nova oportunidade de vida eterna ao homem, oportunidade esta que fora rejeitada quando estava no Édem, uma vez eu o homem não passaria pela morte caso não houvesse pecado, então, a morte tornou-se uma conseqüência inevitável aos pecadores (Rm 6.23), contudo Jesus Cristo providenciou pela sua morte Vida Eterna na Cruz do Calvário (Jo 3.23). Uma vez liberto do pecado, o homem volta ao estado em que se encontrava no princípio, se torna uma nova Criatura. “ Assim que, aquele que esta em Cristo, nova Criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”. (2 Co 5.17). Esse novo nascimento se refere ao estado Espiritual do homem, que tornou a ter vida, por Jesus Cristo. “E vivificou estando vós mortos em ofensas e pecados, nos vivificou juntamente com Cristo, e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez sentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. (Ef. 2.5-6). O texto nos fala que estávamos mortos pelo pecado, e depois nos declara que nos vivificou, tal verdade é manifesta pela realidade espiritual. Depois de Livres por Cristo, Deus quer que os verdadeiros adoradores adorem ao pai em Espírito e em verdade.(Jo 4,23) Adorar a Deus é mais cantar hinos de louvores, é mais que ler a palavra, isso é cultuar, adorar a Deus é submeter-se a ele com reverencia, a ponto de obedecer-lhe a voz incondicionalmente. Então, Exalta e canta de gozo oh minha geração, pois o Deus dos céus nos tem libertado para que o adoremos, prostremo-nos diante Daqueles que nos criou.
Viver em Espírito de Adoração é dominar os desejos da alma com os desejos que provém de Deus que são manifestos pela presença de Deus em contato com nosso Espírito, por que a hora vem e já é chegada, em que os verdadeiros adoradores adoram o pai em Espírito e em Verdade.
Então convido você para ser também um adorador, entregue a sua vida a Jesus Cristo e deixa Ele mudar o teu ser, pois ele anda a procura de homens e mulheres que o adorem.
Um forte abraço, e que a Paz de Jesus Cristo venha encher os corações poderosamente!!!

Aux. Vagner Lisboa
AD. Matões do Norte – MA
Contato: Vagner_lisboa@hotmail.com






2 comentários:

  1. A palavra revelada, é um dom a poucos concedidos...
    Deus esteja sempre contigo varão...

    ResponderExcluir
  2. A verdadeira sabedoria é que vem do alto, excelente estudo.

    ResponderExcluir